Shijiazhuang – A Província de Hebei, no norte da China, lançou nesta terça-feira sua nova rota internacional de transporte multimodal, que usa ferrovias e rodovias para transportar mercadorias para países da Ásia Central.
Na manhã de terça-feira, um trem com mais de 1.000 toneladas de mercadorias partiu da cidade de Langfang, em Hebei. As mercadorias chegarão à cidade de Kashgar, na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China, e depois serão transportadas por rodovias transfronteiriças. Em seguida, serão levadas de trem novamente depois de chegarem ao Quirguistão e transportadas para o destino final de Tachkent, capital do Uzbequistão.
A rota entre a China e o Uzbequistão tem cerca de 6.000 km de extensão, e a viagem deve durar cerca de 12 dias, de acordo com a China Railway Beijing Group Co., Ltd.
A nova rota de transporte multimodal promoverá ainda mais o desenvolvimento das relações econômicas e comerciais entre a China e o Uzbequistão, ajudando a garantir uma elevada eficiência no transporte e reduzindo os custos.
No ano passado, a China divulgou um plano de trabalho de cinco anos para promover o desenvolvimento do transporte multimodal, em meio a esforços para otimizar e ajustar sua estrutura de transporte. De acordo com o plano de trabalho, até 2025, o nível de desenvolvimento do transporte multimodal no país terá sido significativamente melhorado.