Beijing – Uma equipe de pesquisa chinesa desenvolveu um novo método de reciclagem de resíduos plásticos de polietileno que pode reduzir custos enquanto produz uma variedade de materiais úteis à base de petróleo, de acordo com um artigo publicado recentemente na revista Nature Nanotechnology.
O plástico de polietileno, que é um dos cinco principais tipos de plástico, é altamente estável e não se biodegrada facilmente. No entanto, a equipe de pesquisa da Universidade de Ciência e Tecnologia da China descobriu um novo processo de reciclagem que emprega a tecnologia existente enquanto produz subprodutos úteis.
Considerando as semelhanças entre o polietileno e o petróleo, tanto em termos de estrutura química quanto de composição, a equipe emprestou tecnologia da indústria do petróleo para desenvolver seu novo método.
A equipe desenvolveu uma estratégia de “respiração de hidrogênio”, usando catalisadores para quebrar a estrutura química dos resíduos de plástico e reorganizá-los, formando hidrocarbonetos em forma de anel de alto valor. Estes podem então ser usados como matérias-primas para a síntese de drogas, corantes, resinas e fibras.
Han Buxing, pesquisador da Academia Chinesa de Ciências, disse que a pesquisa usa poluentes ambientais, como plásticos de polietileno abandonados, para preparar produtos químicos à base de petróleo, fornecendo um novo método para o “ciclo artificial do carbono” dos resíduos plásticos.