Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Eletricidade verde responde por 58% da eletricidade consumida por cluster de centro de dados na Mongólia Interior, na China

Xinhua/Liu Lei

Hohhot – A eletricidade verde, que inclui a eólica e a solar, respondeu por 58% da eletricidade consumida em junho pelo cluster de centro de dados de Horinger, na Região Autônoma da Mongólia Interior, norte da China.

   O número foi divulgado durante a Conferência de Poder de Computação Verde, que terminou após três dias nesta segunda-feira em Hohhot, capital da Mongólia Interior.

   O cluster de centro de dados Horinger está entre os dez clusters nacionais da China. Um megaprojeto foi lançado em fevereiro de 2022 envolvendo o estabelecimento de oito centros nacionais de computação no país e dez clusters nacionais de centro de dados para melhorar o poder computacional geral.

   A Mongólia Interior possui ricos recursos de energias eólica e solar. A capacidade instalada total de novas energias da região ocupa o terceiro lugar na China e sua geração de novas energias lidera o ranking nacional.

   A indústria de computação é intensiva em eletricidade. O cluster de centro de dados de Horinger, localizado na cidade de Hohhot, pode acomodar 950 mil servidores, colocando-o entre os principais centros de dados da China em termos de poder de computação, e portanto requer o consumo de um volume substancial de energia.

Sair da versão mobile