Shenzhen – A próspera Shenzhen, cidade no sul da China, anunciou planos para construir 300 novos postos de supercarregamento nos próximos três anos, uma ação para facilitar ainda mais o carregamento de veículos de nova energia.
O anúncio foi feito na Exposição International de Energia Digital 2023, onde a cidade também inaugurou seu primeiro posto demonstrativo de supercarregamento totalmente refrigerado a líquido.
O projeto de construção proposto faz parte de uma iniciativa mais ampla para tornar Shenzhen como a “Cidade de Supercarregamento” até 2030. A iniciativa pretende criar tantos postos de supercarregamento quanto postos de gasolina na cidade até 2025.
Sob condições ideais, o posto demonstrativo de supercarregamento refrigerado a líquido, desenvolvido em parceria com o departamento de fornecimento de energia de Shenzhen sob a China Southern Power Grid e a Huawei Technologies, em apenas um segundo, pode fornecer energia suficiente para o veículo elétrico sendo carregado percorrer 1 quilômetro.
Essa nova tecnologia oferece um ambiente de carregamento mais silencioso, estável e seguro em comparação com os métodos tradicionais de resfriamento a ar. Além disso, com menos peças sujeitas a desgaste, a vida útil do equipamento pode chegar a até 20 anos.
Os postos de supercarregamento planejados serão construídos principalmente em áreas de alto tráfego, como aeroportos, centros de ferrovias de alta velocidade, parques municipais e centros comerciais, para atender à crescente demanda por infraestrutura de carregamento.
Shenzhen abriga 24 mil empresas de energia nova e energia digital e possui 860 mil veículos de nova energia. A taxa de penetração desses veículos na cidade supera 60%, observou Qin Weizhong, prefeito da cidade.
Shenzhen já lançou um plano que visa aumentar a propriedade de veículos de nova energia para 1,3 milhão de unidades até 2025.