Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Observatório Econômico: Mercado de NEV da China registra demanda robusta

Chongqing – Segundo dados oficiais, o número de residentes do Município de Chongqing, no sudoeste da China, que compraram veículos de nova energia (NEVs) aumentou anualmente 18,9% no primeiro trimestre de 2023, mostrando grande potencial de demanda no principal centro da indústria automobilística.

Os NEVs tornaram-se a nova força motriz para as vendas de automóveis no município montanhoso. Mais de 300 tipos deles de mais de 40 marcas foram exibidos no Salão Internacional do Automóvel de Chongqing, realizado de 9 a 18 de junho, atraindo a atenção dos visitantes.

“Os NEVs são mais atraentes do que os veículos a gasolina para os consumidores, pois vemos mais visitantes e consultores de vendas nas salas de exibição destes automóveis”, destacou Ma Wenting, gerente de loja da marca NEV Deepal. “Grupos de pessoas vieram consultar nossos produtos quando eu estava no estande de exposição.”

As vendas de veículos de nova energia da China saltaram 60,2% ano a ano em maio, para 717 mil unidades, de acordo com a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis. A paixão e a crescente demanda por NEVs no país trouxe uma tendência de mudança de gasolina para veículos elétricos.

“Muitas pessoas ao meu redor trocaram seus carros a gasolina por NEVs”, revelou um visitante de sobrenome Guo, que observou que os veículos de nova energia podem ter custos de viagem mais baixos e proporcionar uma melhor experiência de condução do que os a gasolina. O desenvolvimento de automóveis híbridos e híbridos elétricos de longo alcance aliviou amplamente as ansiedades dos motoristas sobre o alcance insuficiente, explicou Guo.

A Perspectiva Global de Veículo Elétrico divulgada anualmente pela Agência Internacional de Energia, mostra que a China foi o principal mercado de carros elétricos em 2022, respondendo por 60% das vendas globais no ano. Mais da metade de todos os carros elétricos nas ruas do mundo estão na China.

Morador de Chongqing, Chen Li, acaba de comprar um AVATR 11, um SUV elétrico lançado na China. Ele não apenas substituiu todos os seus três veículos a gasolina por NEVs, mas também comprou dois veículos de nova energia para seus pais e sogros. “Os NEVs desenvolvidos pela China se destacam por seu excelente desempenho de condução, boa aparência e preços competitivos”, elogiou Chen.

Além do benefício de um desempenho econômico, os consumidores chineses também destacaram sua preferência por experiências de condução inteligentes e interativas.

“Para SUVs elétricos de ponta com preços acima de 300 mil yuans (cerca de US$ 41 mil), a condução inteligente tornou-se uma vantagem crucial”, disse Chen Siyan, diretor de negócios da AVATR em Chongqing e na Província de Guizhou.

Em meio ao salto de vendas de veículos de nova energia, a China introduziu uma série de políticas para injetar vitalidade contínua no mercado.

As autoridades chinesas anunciaram em 21 de junho que o país estenderá sua política de imposto de compra preferencial para NEVs até o final de 2027. A medida visa apoiar o desenvolvimento do setor e estimular o consumo de automóveis. Estimativas preliminares mostram que a política resultará em isenções e reduções de impostos totalizando 520 bilhões de yuans.

Uma rede de infraestrutura de carregamento de alta qualidade com ampla cobertura estará basicamente instalada até 2030, capaz de apoiar o desenvolvimento de veículos de nova energia e as necessidades de carregamento das pessoas, de acordo com uma diretriz divulgada recentemente pelo Gabinete Geral do Conselho de Estado.

“Buscamos estimular o consumo com uma gama completa de políticas de apoio, cooperar com montadoras para promover a popularidade e o desenvolvimento de NEVs e aproveitar o potencial do mercado melhorando proativamente o ambiente de consumo”, exaltou Lai Han, vice-diretor do departamento de promoção da indústria da Nova Área de Liangjiang de Chongqing. 

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo