Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Navio versátil de pesquisa em mar profundo inicia sua construção em Guangzhou

Guangzhou – A construção de uma embarcação multifuncional para pesquisas científicas em alto mar e investigações arqueológicas começou na cidade de Guangzhou, no sul da China.

   A embarcação versátil, patenteada, possui funções incluindo navegação sem restrições, mergulho profundo tripulado, exploração em alto mar, suporte operacional abrangente e carga últil de segurança pesada. Os cientistas podem usar o navio para obter amostras e dados para pesquisa em geologia de alto mar, meio ambiente e ciências de vida.

   A embarcação poderá oferecer também orientação disciplinar e suporte de operação submarina para arqueologia em mar profundo, disse o Instituto de Ciência e Engenharia do Mar Profundo, sob a Academia Chinesa de Ciências, um financiador desse projeto.

   O instituto de pesquisa também sublinhou a capacidade de quebra de gelo da embarcação para expedições polares no verão, dizendo que pode apoiar as operações submarinas tripuladas ou não tripuladas em regiões polares.

   Com um comprimento de 103 metros e um deslocamento de aproximadamente 9.200 toneladas, o novo navio tem uma autonomia máxima de 15 mil milhas náuticas. Pode acomodar 80 pessoas a bordo.

   A previsão de começo de operações marítimas é após sua conclusão em 2025.

Marcelo Oliveira de A. Maranhao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo