Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Festival de gastronomia e cultura chinesa atrai milhares de nova-iorquinos

Por Liu Yanan

Nova York – Um novíssimo festival de gastronomia e cultura chinesa conquistou os corações e estômagos dos nova-iorquinos neste sábado com sua estreia em um trecho de rua no Parque da Praça Washington, no bairro de Lower Manhattan.

O festival exibiu gastronomia e cultura chinesas autênticas, como pãezinhos cozidos a vapor com recheio, macarrão dandan, kebab, doces, bolos de flores, bingtang hulu (fruta cristalizada chinesa), jianbing (semelhante a um burrito), pinturas de açúcar, tofu fedido e outros de cerca de 35 fornecedores .

Gourmets esperaram em longas filas em alguns estandes populares, e o tempo de espera para o evento jianbing ultrapassou duas horas.

Chuvas de verão não diminuíram o entusiasmo dos nova-iorquinos e a rua estava muito lotada à tarde.

Mais de 30.000 pessoas se juntaram ao evento gratuito das 10h às 18h (1400 GMT às 2200 GMT) no sábado, de acordo com Xu Xuan, fundador do festival, que é conhecido como Festival do Dragão.

A comida é o melhor ponto de partida para as pessoas entenderem e apreciarem a cultura chinesa, disse Xu.

Os vendedores do Qingmu Dessert Lab ofereceram doces chineses e usaram roupas chinesas tradicionais delicadas conhecidas como Hanfu.

Um conjunto de quatro doces foi feito para representar as quatro estações por meio de ingredientes coletados nas respectivas estações, de acordo com um associado do Qingmu Dessert Lab.

Jianbing, uma comida de rua popular em Beijing, capital da China, atraiu o interesse de muitas pessoas, pois seu fornecedor Gem Bing Shop fica próximo.

Os nova-iorquinos também puderam saborear um bolo de flores com ingredientes importados da província de Yunnan, no sudoeste da China.

Enquanto isso, os funcionários da marca de restaurantes Mala Project estavam ocupados atendendo a pedidos de pote seco picante, representando a culinária neo-Sichuan.

A presença do serviço de pãezinhos recheados congelados MiLa, com sede em Seattle, no festival ilustra a popularidade da autêntica comida chinesa no mercado dos EUA. A participação no festival também marca a primeira promoção física em grande escala da marca em Nova York.

Fundada em 2018, a MiLa mudou para vendas online de pãezinhos recheados congelados após o início da pandemia de COVID-19 e depois os enviou para clientes nos Estados Unidos após sua crescente popularidade, disse Zhang Xiaohan, líder de marketing da marca e parceria da MiLa.

Zhang viu um enorme potencial para a autêntica comida chinesa no mercado convencional, com a MiLa começando a abastecer as lojas Costco Wholesale na Costa Oeste em junho.

A culinária chinesa não é apenas guiozas fritas, pãezinhos cozidos no vapor ou chow mein (yakisoba), nem significa comida chinesa ao estilo americano, disse Xu, a fundadora do evento.

Xu disse à Xinhua que estava pensando em organizar um festival desse tipo já em 2019 para apresentar às pessoas uma experiência única de comida chinesa.

Além disso, as pessoas também puderam experimentar chá de bolhas, frango frito picante ao estilo de Sichuan, espetos fritos, waffles de ovo, sorvete Mochi e outros.

Espera-se que o festival seja realizado em três outros locais em Manhattan em agosto e setembro.

Sair da versão mobile