Budapeste – Um Boeing B787-9 Dreamliner da Shanghai Airlines, uma subsidiária da China Eastern Airlines, foi calorosamente recebido no Aeroporto Internacional Liszt Ferenc em Budapeste, capital da Hungria, na noite de segunda-feira.
A China Eastern Airlines iniciou um serviço de voo direto entre a cidade de Ningbo, no leste da China, e Budapeste.
“Graças à Shanghai Airlines, haverá dois voos por semana entre Ningbo e Budapeste a partir de julho”, disse Tamas Menczer, secretário de Estado para relações bilaterais do Ministério de Relações Exteriores e Comércio da Hungria, em entrevista coletiva no aeroporto.
Até agora, um total de quatro grandes cidades chinesas, incluindo Beijing, Shanghai, Ningbo e Chongqing, tem acesso direto a Budapeste.
Menczer destacou a importância de Ningbo, cidade com quase 10 milhões de habitantes localizada na província de Zhejiang, uma das regiões mais ricas da China.
O secretário de Estado húngaro destacou a importância das relações entre a Hungria e a China, que foram elevadas ao patamar de uma “parceria estratégica abrangente” nos últimos 11 anos.
Menczer disse que a Hungria se tornou o principal destino dos investidores chineses na Europa Central e Oriental.
Qiu Jie, gerente geral do escritório de Budapeste da China Eastern Airlines, lembrou que este voo marca a primeira rota intercontinental sem escalas entre Ningbo e Budapeste.
“Estou confiante de que a nova rota entre Ningbo e Budapeste desempenhará um papel ativo na cooperação e desenvolvimento em muitos campos entre nossas duas nações”, disse ele.
Qiu disse que a China Eastern Airlines tem planos de aumentar mais dois voos diretos de Shanghai “muito em breve”.