Beijing — O chefe do legislativo chinês, Zhao Leji, reuniu-se nesta terça-feira com a presidente da República de Honduras, Iris Xiomara Castro Sarmiento, em Beijing.
Zhao, presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), disse que, embora o estabelecimento de laços diplomáticos entre a China e Honduras tenha sido há pouco tempo, a cooperação frutífera entre os dois países prova plenamente que a ação está em conformidade com a tendência da história e atende aos interesses fundamentais dos dois povos.
A China está pronta para trabalhar com Honduras para implementar o importante consenso alcançado entre os dois chefes de Estado na reunião histórica de segunda-feira e trabalhar por relações bilaterais estáveis e de longo prazo, acrescentou Zhao.
Zhao apresentou a Castro a modernização chinesa e a filosofia e prática do governo chinês centradas no povo. Ele apontou que a APN da China está disposta a realizar intercâmbios e cooperação em vários níveis, vários campos e várias formas com o Congresso hondurenho para aprender um com o outro e servir melhor ao desenvolvimento de seus respectivos países e beneficiar os dois povos.
Castro destacou que o desenvolvimento das relações bilaterais, especialmente as realizações de sua atual visita à China, prova plenamente que o estabelecimento de relações diplomáticas entre Honduras e a China é uma escolha histórica completamente correta.
Honduras respeita o princípio de Uma Só China e está disposta a fortalecer os intercâmbios entre os órgãos legislativos dos dois países para promover o desenvolvimento sustentado e estável das relações bilaterais, acrescentou Castro.