Darwin — O governo do Território do Norte (NT, na sigla em inglês) da Austrália expressou disposição de fortalecer os intercâmbios e a cooperação com a China em vários campos.
O embaixador chinês na Austrália, Xiao Qian, visitou recentemente Darwin, a capital do Território do Norte.
Durante sua visita, ele se reuniu com funcionários do NT, incluindo a ministra-chefe Natasha Fyles, a vice-ministra-chefe Nicole Manison e Mark Monaghan, presidente da Assembleia Legislativa.
As autoridades australianas saudaram a visita de Xiao e disseram que o NT espera fortalecer a cooperação com a China em turismo, energia renovável, educação e outros campos.
Xiao disse que a China está disposta a explorar mais áreas de cooperação para lidar com a mudança climática, infraestrutura verde e novas energias.
Scott Bowman, vice-reitor e presidente da Universidade Charles Darwin (CDU, na sigla em inglês), deu as boas-vindas à visita de Xiao ao campus e expressou sua esperança de fortalecer a cooperação com universidades e instituições de pesquisa chinesas nas áreas de medicina, meio ambiente, agricultura, educação e outras disciplinas.
Bowman mencionou que o Instituto Confucius na CDU não é apenas uma plataforma importante para intercâmbios culturais, mas também faz contribuições importantes para as comunidades locais.
“O Instituto Confúcio é uma parte muito importante da universidade. E é uma maneira maravilhosa de mostrar a Darwin e ao Território do Norte a fantástica cultura da China e ensinar a língua chinesa”, disse ele à Xinhua em entrevista.
“É realmente uma grande oportunidade de construir relacionamentos e conexões entre a Austrália e a China.”
Bowman elogiou a cultura chinesa em seu papel na promoção de intercâmbios. “Eu amo a cultura chinesa. Eu visitei a China muitas vezes. Tenho amigos na China”, disse ele.
“Acho que é uma cultura fantástica e amigável. É tão diferente e rica, mas as pessoas são muito amigáveis e receptivas e apresentam a cultura a você”, acrescentou.