Beijing — O setor agrícola da China aprofundou continuamente a transformação verde e viu um desenvolvimento verde de alto nível entre 2021 e 2022, de acordo com um relatório divulgado pela Academia Chinesa de Ciências Agrícolas (ACCA) e pela Sociedade de Pesquisa de Desenvolvimento Verde Agrícola da China (SPDVAC).
O relatório disse que o país modernizou 505 grandes e médios distritos de irrigação e restaurou e melhorou áreas de irrigação de 33,7 milhões de mu (2,25 milhões de hectares) em 2022, aumentando significativamente a capacidade de produção de grãos e produtos agrícolas importantes.
Até o final de 2022, a China construiu 102 bases para produtos agrícolas orgânicos e 748 bases de produção padronizadas para matérias-primas de alimentos verdes, com uma área total de mais de 168 milhões de mu.
Em 2021, a taxa de utilização da palha da lavoura na China atingiu 88,1%, uma alta anual de 0,5 ponto percentual, e a de estrume de animais e aves ultrapassou 76%, e a taxa de recuperação da película agrícola foi superior a 80%.
O país também construiu um conjunto de dados de recursos agrícolas de mais de 15 milhões de dados sobre água, solo, clima, biologia e resíduos agrícolas de 31 regiões provinciais. Com isso, pode fornecer subsídios de dados para analisar a utilização de recursos agrícolas e avaliar os níveis de desenvolvimento verde.
Wu Kongming, presidente da ACCA, disse que a ACCA obteve uma série de realizações de pesquisa científica excepcionais em tecnologia, padrões e modelos verdes e dará as mãos à SPDVAC em inovação tecnológica relacionada e aconselhamento político.