Jacarta — Representantes da Indonésia e da província chinesa de Sichuan compartilharam informações sobre os respectivos recursos potenciais para fortalecer os laços econômicos e comerciais em uma conferência de negócios.
O secretário do Comitê Provincial de Sichuan do Partido Comunista da China, Wang Xiaohui, disse na segunda-feira na capital indonésia que Sichuan tem benefícios no desenvolvimento de setores que vão desde alimentos, produtos farmacêuticos e baterias até energia limpa. Os potenciais de Sichuan e da Indonésia são complementares em alguns aspectos, então é possível estabelecer uma cooperação mútua.
O ministro-coordenador de Assuntos Marítimos e Investimentos da Indonésia, Luhut Binsar Pandjaitan, observou que a Indonésia, o quarto país mais populoso do mundo, é rico em potenciais recursos naturais, especialmente o níquel, que atualmente é promovido como uma indústria prioritária.
“A China é o principal parceiro comercial da Indonésia e nossos laços econômicos ficam mais fortes”, acrescentou Pandjaitan.
O embaixador da China na Indonésia, Lu Kang, também discursou no evento, esperando que haja uma cooperação econômica e comercial mais próxima entre a província do sudoeste da China e a Indonésia.
Os dois lados assinaram acordos de cooperação em minas de carvão e processamento de alimentos.