Beijing — A grande maioria das empresas de capital estrangeiro que operam na China expressou sua admiração pelo ambiente de negócios favorável do país e mostrou grande confiança no mercado, de acordo com uma pesquisa recente.
Cerca de 97% das empresas estrangeiras entrevistadas disseram estar satisfeitas com as políticas da China para impulsionar o investimento estrangeiro, que foram implementadas desde o início do quarto trimestre do ano passado até o momento, disse Wang Linjie, funcionária do Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional (CCPIT, em inglês), em entrevista coletiva nesta terça-feira.
As empresas estrangeiras permanecem otimistas sobre as perspectivas do mercado chinês, à medida que a China continua a melhorar seu ambiente de negócios, melhorar as cadeias industriais e de suprimentos e facilitar o comércio transfronteiriço, disse Wang.
De acordo com um relatório divulgado pelo CCPIT no mesmo dia, as empresas estrangeiras estão otimistas sobre seu desenvolvimento na China, com mais de 90% das entrevistadas esperando que o retorno de seu investimento permaneça estável ou aumente nos próximos cinco anos.
A pesquisa revelou que as empresas estrangeiras demonstram uma forte vontade de expandir suas operações comerciais na China. Mais de 70% das entrevistadas disseram que localizariam ainda mais suas cadeias industriais na China ou manteriam o status quo.
O Delta do Rio Yangtzé, o Delta do Rio das Pérolas, bem como as cidades de Chengdu e Chongqing, no sudoeste da China, são os principais destinos para o investimento estrangeiro, de acordo com a pesquisa.