Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Coleção de pinturas chinesas antigas atrai visitantes da Malásia em feira internacional do livro

A Coleção Abrangente de Pinturas Chinesas Antigas, um projeto da Universidade de Zhejiang e da Administração Provincial de Patrimônio Cultural de Zhejiang, é de longe a coleção mais abrangente do mundo de imagens de pinturas da China antiga.

Kuala Lumpur — Com o som do Guqin, uma imagem da pintura clássica “Milhares de quilômetros de rios e montanhas” foi projetada nas capas dos livros, uma coleção abrangente de pinturas chinesas antigas que apareceu na Feira Internacional do Livro de Kuala Lumpur (KLIBF, na sigla em inglês) com a China como convidada de honra. Exibida com luz e sombra, a coleção permitiu que o público mergulhasse na beleza da arte da pintura chinesa antiga.

Tan Kai Shu, vice-secretário-geral da Associação Cultural e Artística Malásia-China, que foi atraído para a feira, disse: “É incrível. Compilar este livro é um trabalho grande e árduo e beneficiará as gerações futuras.”

Pessoas visitam a área de exposição de uma coleção abrangente de pinturas chinesas antigas durante a 40ª Feira Internacional do Livro de Kuala Lumpur em Kuala Lumpur, Malásia, em 26 de maio de 2023. Foto: Zhu We

i

Tan está envolvido em intercâmbios culturais e artísticos entre a Malásia e a China há mais de 20 anos. Como amante da arte tradicional chinesa, comoveu-se principalmente ao ver os endereços das pinturas da coleção.

“Muitos tesouros da cultura e arte chinesas foram perdidos no exterior. A equipe foi a várias partes do mundo para lidar com essas obras de arte com tecnologias de processamento digital e compilá-las em uma coleção gigante. As dificuldades estão além da minha imaginação. A coleção restaura ao máximo a verdadeira essência e espírito das pinturas antigas. Espero que a Biblioteca Nacional da Malásia possa manter um conjunto!” disse Tan.

A Coleção Abrangente de Pinturas Chinesas Antigas, um projeto da Universidade de Zhejiang e da Administração Provincial de Patrimônio Cultural de Zhejiang, é de longe a coleção mais abrangente do mundo de imagens de pinturas chinesas antigas. Abrange uma soma de mais de 12.000 peças de pinturas chinesas em papel, seda (incluindo brocado e damasco), linho e outros materiais de 263 museus e outras instituições culturais nacionais e estrangeiras.

Sim Polenn, diretor da Henry Butcher Art Auctioneers, gosta muito da coleção, dizendo que ela o choca e inspira. Apontando para uma pintura de Wen Zhengming, um pintor chinês da dinastia Ming, ele disse: “Esta coleção não apenas mostra a imagem completa de cada obra de arte, mas também marca claramente a escala de ampliação. Estou muito emocionado com este detalhe. Os editores são muito atenciosos. Posso aprender esse detalhe quando fizer catálogos de leilões no futuro.”

Pessoas visitam a área de exposição de uma coleção abrangente de pinturas chinesas antigas durante a 40ª Feira Internacional do Livro de Kuala Lumpur em Kuala Lumpur, Malásia, em 26 de maio de 2023. Foto: Zhu Wei

No local, os jornalistas da Xinhua também encontraram alguns alunos do ensino médio vindos do estado malaio de Johor. Entre eles está Zhang Yuhong, de 13 anos, que aprendeu caligrafia por três anos.

“No começo, aprendi caligrafia no calor do momento. Mas aos poucos fui me interessando mais por ela. Depois de apreciar alguma caligrafia da coleção, acho que vou insistir em aprendê-la e herdá-la.”

De acordo com Chen Jie, vice-editor-chefe da Editora da Universidade de Zhejiang, a coleção é uma enciclopédia para o estudo da arte e cultura chinesa antiga, bem como um registro eterno insubstituível da história da arte clássica humana. Este projeto cultural inédito foi realizado com o apoio de instituições culturais e colecionadores de todo o mundo.

A KLIBF, uma importante festa cultural na Malásia, foi lançada em 1981. A feira deste ano foi inaugurada em 26 de maio e terá duração de 10 dias.

Renato Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo