Hefei — Cientistas chineses estabeleceram um recorde mundial ao alcançar a distribuição de chave quântica (QKD, em inglês) de campo duplo através de uma fibra ótica de 1.002 quilômetros, marcando um passo crítico em direção a uma futura rede quântica em grande escala.
A QKD, um método importante na comunicação quântica, permite que dois usuários remotos gerem uma chave compartilhada conhecida apenas por eles, que é usada para criptografar e descriptografar mensagens. Sua aplicação prática, no entanto, enfrenta um grande gargalo, que é o limite de distância, pois um sinal quântico não pode ser amplificado e a transmitância do canal diminui exponencialmente com a distância.
Anteriormente, a QKD de campo duplo era demonstrada em ambientes de laboratório através de fibra enrolada de até 830 quilômetros.
No estudo publicado no jornal Physical Review Letters, cientistas de instituições como Universidade de Ciência e Tecnologia da China, Instituto de Tecnologia Quântica de Jinan, Instituto de Microssistema e Tecnologia Informática de Shanghai, disseram que a distância mais longa de distribuição alcançou 1.002 quilômetros com uma taxa de chave segura de 0,0034 bits por segundo.
Durante seus experimentos, os cientistas desenvolveram a estimativa de fase de banda dupla e detectores de fótons únicos de nanofios supercondutores com ruído ultrabaixo para suprimir o ruído do sistema, o que impede a produção de chaves seguras a longa distância.
O estudo verificou a viabilidade da QKD de campo duplo a uma distância muito longa e lançou luz sobre suas perspectivas na comunicação quântica de longa distância, de acordo com a Universidade de Ciência e Tecnologia da China.