Beijing — As instituições e empresas de pesquisa de energia de hidrogênio da China fizeram progressos tanto na tecnologia quanto em sua aplicação, aumentando o potencial para o futuro uso comercial dessa fonte de energia limpa, de acordo com especialistas participantes do Fórum Zhongguancun em andamento em Beijing.
Sun Baigang, do Instituto de Tecnologia de Beijing, disse que, como uma tendência no desenvolvimento de tecnologia internacional, a energia de hidrogênio é uma das melhores opções para alcançar o pico e a neutralidade de carbono, à medida que o motor de combustão interna a hidrogênio está inaugurando novas oportunidades de desenvolvimento.
O motor de combustão interna a hidrogênio passou pelo estágio inicial de desenvolvimento, e os pesquisadores estão trabalhando para torná-lo mais potente e eficiente ao manter sua vantagem de zero emissão, destacou Sun na sexta-feira durante um subfórum sobre novos tipos de armazenamento de energia e desenvolvimento da indústria de energia de hidrogênio.
Qu Hongliang, gerente geral da Sinopec Yanshan Petrochemical Company, disse que a empresa está intensificando a construção de uma instalação de purificação de hidrogênio para célula de combustível com capacidade de projeto de 10.000 metros cúbicos normais por hora.
Uma vez colocado em uso, a instalação produzirá 20 toneladas de hidrogênio para células de combustível por dia, suficiente para alimentar a operação de 1.500 ônibus, acrescentou.
A empresa está atualmente pesquisando o catalisador e a membrana de troca de prótons, bem como outros materiais e equipamentos para a produção de hidrogênio por eletrólise da água, informou Qu.
O subfórum contou com a presença de mais de 300 pessoas, incluindo especialistas no campo do armazenamento de novas energias e da indústria de energia de hidrogênio, assim como representantes de empresas chinesas e estrangeiras, associações industriais e instituições de investimento.