Guiyang — O boom da tecnologia digital da China está se tornando um novo motor de crescimento da economia real, injetando impulso ao desenvolvimento de alta qualidade do país.
A tecnologia digital está se tornando uma força líder de desenvolvimento impulsionado pela inovação, avalia Wang Guangqian, vice-presidente do Comitê Nacional da 14ª Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, destacando a profunda integração da economia digital e da economia real.
Wang fez as observações na cerimônia de abertura da Exposição Internacional da Indústria de Big Data da China 2023, que começou na sexta-feira e termina neste domingo em Guiyang, capital da Província de Guizhou, no sudoeste da China, com o tema “integrar economias digitais e reais, desbloqueando o futuro com poder de computação”.
Como a primeira zona piloto nacional abrangente de big data do país, a Província de Guizhou tem promovido a indústria de big data como uma espinha dorsal de seu desenvolvimento, com várias empresas surfando as ondas da digitalização.
A Guizhou Tyre Co., Ltd., uma empresa de fabricação tradicional com uma história de mais de 60 anos, estabeleceu uma fábrica totalmente equipada com 5G, onde mais de 40 veículos de guia automática transportam materiais de forma ordenada.
Os procedimentos de fabricação em diferentes oficinas podem ser verificados via computador por meio de coleta de dados em tempo real, o que reduz o custo e melhora a qualidade dos produtos. Além disso, os trabalhadores da linha de frente não precisam ser expostos a poeira e cheiro pungente.
Esta é uma das primeiras fábricas equipadas com 5G em Guizhou, o que demonstra a integração da tecnologia digital e da produção industrial, disse Yu Junfang, vice-gerente geral da filial de Guizhou da China Unicom.
Guizhou lançou uma plataforma de internet industrial em 2017, com o objetivo de promover o uso de serviços de nuvem entre as empresas industriais locais e ajudá-las a se tornarem mais experientes na digitalização.
Em maio, o número de usuários registrados na plataforma ultrapassou 170 mil, conectando 14.178 equipamentos principais de produção.
Depois de terminar a transformação inteligente sob o apoio da plataforma de internet industrial, a Guizhou Yaguang Electronics Technology Co., Ltd. viu a produção aumentar 58% e os benefícios econômicos aumentarem 15%.
Esses números e casos na Província de Guizhou, o principal centro de big data do país, espelham os esforços constantes da China para capacitar a economia real com tecnologia digital.
A China vai acelerar o desenvolvimento da economia digital e integrá-la ainda mais com a economia real, de acordo com o relatório ao 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China.
Nos últimos cinco anos, a economia digital tem sido consistentemente mencionada nos relatórios anuais de trabalho do governo chinês. Durante as “duas sessões” deste ano, o país revelou uma decisão importante que vai criar um departamento nacional de dados.
A escala da economia industrial da China é enorme, enquanto a economia digital do país ocupa o segundo lugar no mundo, observou o ministro da Indústria e Informatização, Jin Zhuanglong, acrescentando que a perspectiva de desenvolvimento integrado entre eles é ampla.
A economia digital deve ser alavancada como uma nova força motriz de desenvolvimento social e econômico de alta qualidade, e a integração da economia real e da tecnologia digital também trará oportunidades para o surgimento de novas formas e modelos de negócios, disse Wang.