Beijing — Um instituto chinês projetou e colocou um cíclotron de prótons em funcionamento, de acordo com o Centro Nacional de Ciências Espaciais (NSSC, em inglês) da Academia Chinesa de Ciências.
A HuaiRou Proton Cyclotron Facility (HRPCF, em inglês), desenvolvida pelo Instituto de Energia Atômica da China, concluiu sua operação experimental e será usada para testes de radiação espacial.
“No complexo ambiente espacial, os prótons de alta energia são uma importante fonte de radiação espacial, que pode penetrar na concha da nave espacial e causar danos aos chips, materiais e equipamentos da nave espacial”, disse Han Jianwei, pesquisador do NSSC.
Han disse que um ambiente de radiação espacial simulado pelos dispositivos no solo poderia contribuir para lidar com os danos da radiação.
A HRPCF, em tamanho pequeno e alta eficiência, fornecerá suporte para pesquisas sobre radiação espacial. Seus principais indicadores técnicos já atingiram o nível internacional avançado.
A instalação iniciou sua construção em 2017 e entrou no período de operação experimental em julho de 2022, durante o qual realizou testes experimentais de irradiação de prótons.