Beijing — O Fórum Zhongguancun 2023 foi aberto nesta quinta-feira, no Centro de Exposições Zhongguancun, em Beijing.
Yin Li, membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e secretário do Comitê Municipal de Beijing do PCCh, leu uma carta de parabéns do presidente Xi Jinping na cerimônia de abertura.
O vice-premiê chinês, Ding Xuexiang, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh, participou da cerimônia de abertura e fez um discurso.
Ding disse que a carta de parabéns reflete plenamente que o presidente Xi atribui grande importância à inovação e à cooperação internacional em ciência e tecnologia.
Ele enfatizou que a China acelerará a implementação da estratégia de desenvolvimento orientada para a inovação a fim de fornecer apoio sólido para o desenvolvimento econômico e social de alta qualidade no país.
A China está disposta a participar ativamente da cooperação global em inovação e compartilhar os frutos do desenvolvimento da inovação com o resto do mundo, assinalou Ding.
Ele apresentou uma proposta de três pontos, dizendo que esforços devem ser feitos para melhorar a governança global da inovação, promover a cooperação internacional em ciência e tecnologia e intensificar a cooperação na pesquisa de questões globais.
O evento atraiu convidados de mais de 80 países e regiões, bem como quase 200 organizações internacionais, instituições e departamentos governamentais estrangeiros.
Com o tema “Cooperação Aberta para um Futuro Compartilhado”, o Fórum Zhongguancun 2023 é organizado conjuntamente pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, Ministério da Indústria e Informatização, Comissão de Supervisão e Administração de Ativos Estatais do Conselho de Estado, Academia Chinesa de Ciências, Academia Chinesa de Engenharia, Associação Chinesa de Ciência e Tecnologia e o governo municipal de Beijing.
“Estamos ansiosos para participar de intercâmbios aprofundados e promover consenso com os convidados de vários setores, reunindo sabedoria para aprimorar a cooperação internacional em inovação científica e tecnológica e fazer contribuições para a prosperidade econômica global”, disse Wu Zhaohui, vice-ministro da Ciência e Tecnologia.
Atualmente, a China está embarcando em uma trajetória de inovação que lhe promete uma posição entre os líderes mundiais em inovação em áreas que vão desde veículos elétricos e tecnologia de bateria até espaço, inteligência artificial e computação quântica, comentou Denis Simon, presidente da Aliança de Organizações de Talentos Globais.
Zhongguancun foi fundada em 1988 no noroeste da capital chinesa, abrigando clusters de universidades e institutos de pesquisa. É a primeira zona nacional de desenvolvimento industrial de alta tecnologia da China e é conhecida como o “Vale do Silício da China”.
O Fórum Zhongguancun foi criado em 2007 e se tornou uma plataforma de inovação aberta a nível nacional e um fórum internacional.