Argel — A etapa final da 22ª Competição de Proficiência Chinesa “Ponte Chinesa” foi realizada quarta-feira na Universidade de Argel 2.
O evento incluiu uma série de programas cativantes com participantes exibindo apresentação de Kung-fu, dança com guarda-chuvas, trabalhos de caligrafia tradicional chinesa e canto de canções chinesas.
Com o tema “Um Mundo, Uma Família”, todas as apresentações destacaram a rica herança cultural chinesa e os fortes laços bilaterais entre a China e a Argélia.
O Embaixador da China na Argélia, Li Jian, o representante do Ministério do Ensino Superior e Pesquisa Científica, Tayeb Bouzid, e o Reitor da Universidade de Argel 2, Said Boumaiza, participaram do evento.
Li elogiou o desempenho maravilhoso dos participantes no concurso, expressando sua esperança de que “todos os alunos de língua chinesa façam uso de suas vantagens linguísticas e rico conhecimento para serem mensageiros de intercâmbios humanísticos ao herdarem a tradição de amizade compartilhada entre a China e a Argélia”.
Por seu lado, Bouzid disse que a língua é a chave para entender a cultura e a Argélia atribui grande importância à cooperação com a China no campo do ensino superior, esperando que os dois países aprofundem ainda mais a cooperação interescolar e fortaleçam os intercâmbios no ensino de línguas estrangeiras.
“A língua chinesa é a língua mais popular do mundo”, disse o reitor, acrescentando que a Universidade de Argel 2 está disposta a cooperar estreitamente com os parceiros chineses para promover o ensino e divulgar a cultura chinesa para fortalecer continuamente os intercâmbios entre as universidades da China e Argélia.
Como a China e a Argélia estão estreitando os laços econômicos e diplomáticos, a demanda pelo aprendizado da língua chinesa disparou no país do norte da África.