Cairo — Caminhando por muitos vergalhões, Mahmoud Ezzat e o mentor chinês Song Guoshuai chegaram de manhã cedo para trabalhar no canteiro de obras do Projeto Alamein Downtown Towers na cidade de Nova Alamein, na costa norte mediterrânea do Egito.
Seguindo as instruções de Song, Ezzat amarrou as barras de aço fazendo nós com muita habilidade. Meses de muita cooperação resultaram em uma parceria entre professor e aluno.
“Já trabalhei como operário de barras de aço em muitos projetos, mas esta é a primeira vez que tive a chance de trabalhar em um projeto de escala tão grande”, disse Ezzat, acrescentando que não conseguia ler o diagrama da barra de aço no local quando entrou no projeto.
O Projeto Alamein Downtown Towers, que está sendo construído pela China State Construction Engineering Corporation, tem uma torre icônica de 300 metros de altura, quatro edifícios de 200 metros de altura e outras instalações comerciais e municipais.
O projeto da Torre Icônica foi inspirado no obelisco egípcio, que é elegante e imponente, disse Ezzat, citando que “após concluída, a torre se tornará o ponto mais alto com vista para a cidade de New Alamein”.
É mais um exemplo de cooperação China-Egito sob a estrutura da Iniciativa do Cinturão e Rota após o projeto Central Business District (CBD) na nova capital administrativa do Egito, de acordo com Fan Xinfeng, engenheiro-chefe do projeto.
“Há cerca de 2.700 construtores chineses e egípcios trabalhando contra o tempo neste projeto”, disse Fan.
Para melhorar a eficiência, o departamento de projetos colocou um mentor chinês para cada trabalhador egípcio e, portanto, Ezzat e Song formaram uma dupla.
No entanto, embora Song tenha 20 anos de experiência com vergalhões, ele sentiu que o idioma foi um obstáculo quando começou a ensinar Ezzat.
“Não falo árabe, então tento gesticular para me comunicar com meu aprendiz”, disse Song, acrescentando que demonstrou o processo de amarrar barras de aço a Ezzat várias vezes e compartilhou com ele todas as técnicas de amarração de vergalhões em prédios super altos.
Com a ajuda de Song, Ezzat adquiriu a habilidade de amarrar vergalhões na construção de paredes, colunas, vigas e lajes e consegue concluir o trabalho de forma independente seguindo o projeto da construção.
Song também aprende com Ezzat, que ensinou árabe a ele. Depois do trabalho, eles costumam conversar sobre suas vidas e descobriram que têm muito em comum em suas trajetórias de vida.
Song é da província de Henan, na China central, e Ezzat vem da província de Qena, no sul do Egito.
“Crescemos bebendo água do rio Nilo e do rio Amarelo, respectivamente, e passamos por vários projetos para ganhar a vida com o que sabemos”, disse Song. “E o mais importante, ambos buscamos por felicidade em nossas vidas”.