Beijing — A China planeja implementar a separação de lixo em mais de 90% das comunidades residenciais nas cidades no ou acima do nível de sub-região até o final deste ano, e, até o final de 2025, aumentar a taxa de cobertura para 100% .
Ni Hong, ministro da Habitação e do Desenvolvimento Urbano-Rural, expressou em uma reunião recente em Qingdao, Província de Shandong, no leste da China, que a triagem de lixo é uma das prioridades do ministério este ano.
Mais esforços devem ser feitos para melhorar as leis relacionadas, construir plataformas administrativas de resíduos domésticos com tecnologias de informação e fortalecer a capacidade de incineração de resíduos, destacou Ni.
A triagem de lixo está sendo realizada em 297 cidades chinesas com uma taxa média de cobertura de 82,5% em comunidades residenciais. A capacidade diária de descarte de resíduos chegou a 530 mil toneladas, sendo 77,6% desse total incinerado.
A partir deste ano, a China promoverá anualmente uma semana de conscientização sobre a separação de lixo durante a quarta semana de maio. O evento deste ano acontece de 22 a 28 de maio.