Nova York — Xie Feng, novo embaixador da China nos Estados Unidos, pediu nesta terça-feira que Washington trabalhe com Beijing para melhorar o diálogo, gerir as diferenças e promover a cooperação, de modo a trazer as relações bilaterais de volta ao caminho certo.
“Estou muito honrado por ser nomeado pelo presidente Xi Jinping como o 12º embaixador chinês nos Estados Unidos”, disse Xie em seus breves comentários à imprensa em sua chegada ao Aeroporto Internacional John F. Kennedy na tarde desta terça-feira.
“Como representante do povo chinês, vim aqui para salvaguardar os interesses da China e assumo isso como minha responsabilidade sagrada. Como enviado do povo chinês, vim aqui para melhorar a relação com os EUA. E tomo isso como minha importante missão”, exaltou Xie.
“No momento, as relações China-EUA estão enfrentando sérias dificuldades e desafios. Minha nomeação significa para mim não apenas honra, mas também enormes responsabilidades. Meus colegas e eu cumpriremos nossas responsabilidades e missão com diligência e firmeza”, garantiu Xie.
O presidente Xi Jinping apresentou os Três Princípios de respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação ganha-ganha, que representam o caminho fundamental e certo para os dois países se darem bem na nova era, lembrou Xie.
“Esperamos que os Estados Unidos caminhem na mesma direção com a China e ajam no interesse comum dos dois povos e do mundo, lidando adequadamente com questões importantes e sensíveis, como a questão de Taiwan, de acordo com os princípios dos três comunicados conjuntos sino-americanos”, acrescentou.
“Já passaram 13 anos desde a última vez que trabalhei nos Estados Unidos. Nos últimos 13 anos, o mundo passou por grandes mudanças, assim como os Estados Unidos”, apontou Xie.
“Durante meu mandato, estou ansioso para me envolver extensivamente com o povo americano de todas as esferas, observando e ouvindo o país a uma curta distância e explorando maneiras de aprofundar o intercâmbio e a cooperação”, realçou ele.
“Também estou ansioso para fazer amizade com a mídia e pessoas de outros setores. Vamos trabalhar juntos para contribuir às relações China-EUA com insights, ações, coragem e determinação”, assinalou o embaixador.