Fábrica de pneus para automóveis com investimento chinês é oficialmente inaugurada no Camboja
Renato Almeida
Sihanoukville, Camboja — Uma fábrica de pneus com investimento chinês na Zona Econômica Especial de Sihanoukville (SSEZ, na sigla em inglês) do Camboja lançou oficialmente sua operação na segunda-feira.
A planta de 300 milhões de dólares da General Tire Technology (Cambodia), localizada na província costeira de Preah Sihanouk, no Camboja, é uma subsidiária da fabricante chinesa de pneus Jiangsu General Science Technology.
O primeiro-ministro cambojano Samdech Techo Hun Sen e o embaixador chinês no Camboja, Wang Wentian, cortaram a fita para inaugurar oficialmente a fábrica, ao participarem de uma celebração para marcar o 10º aniversário da Iniciativa do Cinturão e Rota (ICR) da China na SSEZ.
Hun Sen disse que a fábrica de pneus é outro fruto da cooperação entre o Camboja e a China no âmbito da ICR, acrescentando que a fábrica desempenhará um papel importante no processamento da borracha local em pneus.
“A fábrica trouxe novo capital, tecnologias modernas e experiência na fabricação de pneus para o Camboja”, disse ele. “Esta fábrica aumentará o valor agregado para a economia nacional e aumentará diretamente a renda de nossos agricultores”.
Gu Cui, presidente da Jiangsu General Science Technology, disse que a fábrica é capaz de fabricar 5 milhões de pneus radiais de semi-aço e 900.000 pneus radiais de aço por ano.
“Nossos produtos serão exportados principalmente para Estados Unidos, Europa, Brasil, entre outros”, disse.