Hanói – A rodada final da seção norte e central da 22ª Competição “Ponte Chinesa” de Proficiência Chinesa para Estudantes Universitários Estrangeiros terminou neste sábado em Hanói, capital do Vietnã.
As competições da seção foram realizadas pela Universidade de Hanói e co-organizadas pelo Centro de Educação e Cooperação de Língua sob o Ministério da Educação da China e a embaixada chinesa no Vietnã.
A rodada final foi dividida em quatro partes, incluindo questionário de conhecimentos de chinês, discurso temático, show de talentos e discurso improvisado, realizados em modo offline no salão de reuniões da Universidade de Hanói.
Duong Dinh Thong, da Academia de Ciências Militares do Vietnã, venceu na rodada final em que 25 estudantes de 23 universidades competiram.
A IA Lam da Universidade Nacional do Vietnã apresentou Tai Chi, aplaudida pelo público.
“É uma honra participar da competição hoje, aprendo chinês há três anos. Quero estudar na China após a formatura e me tornar um bom intérprete no futuro para promover o desenvolvimento da amizade Vietnã-China”, disse ela à Xinhua.
Nguyen Thi Cuc Phuong, vice-reitora da Universidade de Hanói, disse que o progresso da civilização mundial depende da comunicação entre países, e a linguagem é uma das maneiras mais importantes de se comunicar.
O Vietnã e a China são países vizinhos amigáveis, compartilham cultura semelhante e têm uma amizade profunda, disse ela, acrescentando que os dois países devem promover ainda mais essa amizade.
Peng Shituan, conselheiro cultural da embaixada chinesa no Vietnã, disse que a China e o Vietnã compartilham o mesmo sistema social e muitos valores comuns e testemunharam rápido desenvolvimento em cooperação em comércio, educação, cultura, turismo e outras áreas.
No processo, o idioma chinês desempenhou um papel importante no avanço das trocas entre os dois povos, disse Peng.