Beijing — O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, se reuniu na sexta-feira com o presidente quirguiz, Sadyr Japarov, em Beijing.
Observando que os líderes dos dois países anunciaram conjuntamente a construção de uma comunidade China-Quirguistão com um futuro compartilhado de boa vizinhança e prosperidade compartilhada, Li disse que a China está pronta para trabalhar com o Quirguistão para implementar fielmente o importante consenso alcançado pelos dois chefes de Estado, promover o desenvolvimento de alta qualidade de cooperação em todos os aspectos, e impulsionar o desenvolvimento comum de ambos os países.
Ele pediu que os dois lados melhorem a cooperação comercial, promovam a construção de interconexão como o corredor de transporte China-Ásia Central, fomentem novos destaques de cooperação incluindo a energia verde e o comércio eletrônico transfronteiriço, e aprofundem os intercâmbios de pessoas e culturais em áreas de educação, cultura e turismo, entre outros campos.
Li também disse que os dois países devem continuar reforçando a cooperação na segurança para garantir uma barreira de segurança mais forte para o desenvolvimento e a prosperidade das duas partes.
A China está disposta a trabalhar com o Quirguistão para implementar os importantes resultados da Cúpula China-Ásia Central, fortalecer a cooperação no âmbito do mecanismo China-Ásia Central e promover o maior desenvolvimento da cooperação China-Ásia Central, acrescentou ele.
Ressaltando que as relações Quirguistão-China estão no seu melhor histórico, Japarov disse que o país está disposto a aprofundar a cooperação com a China em área política, econômica e comercial, interpessoal e outras, intensificar a coordenação nos assuntos internacionais, avançar ainda mais os laços bilaterais e unir as mãos para responder aos novos desafios enfrentados pelo mundo.
Ao parabenizou a China por sediar com sucesso a Cúpula China-Ásia Central, Japarov mencionou que se acredita que o mecanismo deve se tornar uma importante plataforma de cooperação internacional, contribuindo para a paz e o desenvolvimento regionais e globais.