Beijing — A China registou 382 novos museus em 2022, elevando o número total de museus em todo o país para 6.565, mostraram dados da Administração Nacional do Patrimônio Cultural (NCHA, na sigla em inglês) divulgados nesta quinta-feira, Dia Internacional dos Museus.
Durante o ano, os museus chineses receberam 578 milhões de visitas, com aproximadamente 34 mil exposições presenciais e quase 230 mil atividades educativas realizadas.
Cerca de 10 mil exposições online e mais de 40 mil atividades educativas também remotas foram realizadas por museus em todo o país no ano passado, atraindo quase um bilhão de visualizações, de acordo com os dados.
“Um sistema moderno de museus com várias categorias e assuntos diversos que está universalmente disponível ao público essencialmente tomou forma na China”, disse Li Qun, chefe da NCHA.
A China celebra neste ano o Dia Internacional dos Museus sob o tema “Museus, Sustentabilidade e Vidas Melhores”, com milhares de atividades relacionadas ocorrendo em todo o país.