Por Misbah Saba Malik
Islamabad – Curtindo a animada música paquistanesa na noite do festival Eid depois de aproveitar refeições oferecidas por colegas chineses, Junaid Ali pensou que, apesar de estar muito longe de casa, ele comemorou o festival.
Trabalhando na estação Matiari da linha de transmissão Matiari-Lahore do Corredor Econômico China-Paquistão (CPEC, na sigla em inglês), Ali precisou ficar na estação para manter a operação da rede, onde seus colegas chineses fizeram o possível para que ele e outros locais tivessem um Eid inesquecível.
“Comemoramos o Eid juntos, nos cumprimentaram e recebemos um bom bônus pelo festival”, disse Ali, acrescentando que “a melhor parte do dia foram os discursos antes do jantar, com os chineses e os paquistaneses conversando abertamente sobre a amizade, irmandade e união dos dois povos”.
Lançado em 2013, o CPEC é um corredor que liga o porto paquistanês de Gwadar, a Kashgar, na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China, e que destaca energia, transporte e cooperação industrial.
O projeto de linha de transmissão de energia com 878 km teve investimentos, foi construído e administrado pela State Grid Corporation of China, e sua operação comercial começou em setembro de 2021. O projeto transportará energia das novas unidades geradoras localizadas no sul do país, incluindo projetos que tem como base o carvão de Thar.
O projeto tem muitos funcionários chineses e locais que não apenas trabalham juntos para atender ao povo do Paquistão, mas também compartilham alegrias e tristezas.
“Comemoramos o Festival da Primavera com nossos colegas chineses, e eles comemoram o Eid conosco, comemos macarrão e bolinhos, e eles provam nosso biryani (arroz cozido apimentado com carne). Gostamos de tênis de mesa, e eles tentam aprender a jogar críquete. O CPEC desenvolveu fortes laços culturais entre nós, e a comemoração do Eid de hoje é prova disso”, disse Ali à Xinhua.
A grande família do Projeto Integrado de Energia e Mineração de Carvão do Bloco 2 de Thar estava animada na noite do Eid depois de comemorar o festival juntos no deserto que fica na província de Sindh, sul do Paquistão.
O projeto, que foi construído pela China Machinery Engineering Corporation, tem uma grande usina no Paquistão sob o CPEC para ajudar o país a atender suas demandas de eletricidade usando carvão disponível localmente e iniciou sua operação comercial em outubro de 2022.
“O CPEC nos aproximou de uma forma em que aprendemos juntos e gostamos dos costumes e das tradições uns dos outros. Essa comemoração do Eid é um exemplo dos resultados positivos desse intercâmbio cultural, que promoveu a amizade duradoura entre nossas nações”, disse à Xinhua o vice-gerente do departamento de saúde, segurança e meio ambiente do projeto, Syed Farrukh Shah.
Ele afirmou que o dia do Eid começou com colegas chineses mostrando doces aos paquistaneses e os cumprimentando no festival, e que o destaque foi o jantar no gramado aberto na noite estrelada do pacífico.
“A noite tranquila, a comida deliciosa e o ambiente alegre me deixaram muito grato, foi emocionante ver os colegas chineses participando das festividades tão animados”, disse ele.
Especialistas paquistaneses que têm observado o fortalecimento das relações interpessoais ao longo dos anos acreditam que festivais culturais como o Eid fortalecem vínculos e oferecem uma oportunidade de aumentar o entendimento da cultura e dos costumes de cada povo.
Em conversa com a Xinhua, Raja Tahir Qayyum, atualmente trabalhando no departamento de operações do projeto Karot Hydropower da CPEC, e com mais de 11 anos de experiência em várias empresas chinesas, disse que comemorar festivais juntos fortalece vínculos.
“A beleza do CPEC é que, por meio dele, não apenas as estradas e a infraestrutura do Paquistão foram melhoradas, mas o vínculo entre as duas nações também foi fortalecido devido ao aumento dos intercâmbios culturais”, disse Qayyum à Xinhua.