Hefei – A China comemorou seu Dia do Espaço deste ano na segunda-feira com uma série de atividades e eventos. Como parte das festividades, o país divulgou imagens coloridas globais de Marte obtidas da sua primeira missão de exploração de Marte.
Uma cerimônia de lançamento do Dia do Espaço foi realizada na segunda-feira em Hefei, capital da Província de Anhui, no leste da China, com o tema “Pesquisar as coisas para ampliar o conhecimento, explorando o firmamento”.
Três pessoas foram nomeadas como embaixadores de imagem para o Dia do Espaço deste ano, incluindo o taikonauta Chen Dong; Wang Chi, diretor do Centro Nacional de Ciências Espaciais da Academia Chinesa de Ciências; e Han Zaifen, uma famosa artista da Ópera Huangmei.
A cooperação internacional em pesquisa científica sobre as amostras recuperadas da Lua pela missão chinesa Chang’e-5 também foi anunciada na cerimônia de lançamento.
Cerca de 1.200 representantes de mais de 40 países são convidados a participar do Dia do Espaço da China deste ano, que inclui uma série de atividades, como a Conferência Espacial da China, a Conferência Internacional de Exploração do Espaço Profundo e o Fórum de Cultura e Arte Espaciais da China.
Mais de 400 outras atividades, incluindo palestras de popularização científica, competições de conhecimento espacial e seminários serão realizados em todo o país, de acordo com a Administração Espacial Nacional da China.
A partir de 2016, a China designou o 24 de abril como o Dia do Espaço para marcar o lançamento de seu primeiro satélite, “Dongfanghong-1”, no espaço, em 24 de abril de 1970.