Beijing/Washington – A fêmea panda gigante Ya Ya, que vive nos Estados Unidos há duas décadas, retornará à China nos próximos dias, de acordo com a Administração Nacional de Florestas e Pastagens.
Conforme combinado pelos lados chinês e americano, ela embarcará em um avião para Shanghai.
Ya Ya nasceu no Zoológico de Beijing em 3 de agosto de 2000. Ela chegou ao Zoológico de Memphis em abril de 2003, junto com o panda gigante Le Le como enviados de amizade, e foi calorosamente recebida.
O Zoológico de Memphis anunciou em dezembro de 2022 que devolveria Ya Ya à China, concluindo os 20 anos de pesquisa cooperativa dentro do prazo. Centenas de pessoas se despediram de Ya Ya em 8 de abril em seu evento de despedida no zoológico antes de seu retorno à China.
O acordo inicial para a estadia de Ya Ya nos EUA foi de 10 anos. Foi prorrogado por mais uma década em 2013.
Em fevereiro, um grupo de especialistas chineses chegou ao zoológico de Memphis para verificar a saúde de Ya Ya. De acordo com sua avaliação, uma doença de pele causou perda de pêlos em Ya Ya, mas ela apresentava um bom apetite, excrementos normais e peso estável.
Um veterinário e um tratador do Zoológico de Beijing chegaram ao Zoológico de Memphis no mês passado e trabalharam com os especialistas da Associação Chinesa de Jardins Zoológicos, que haviam chegado mais cedo, para se familiarizar com os hábitos de vida e as condições de alimentação de Ya Ya.
Eles também trabalharam juntos com a equipe do lado dos EUA para o tratamento, enfermagem e avaliação de saúde de Ya Ya e fizeram mais preparativos para seu retorno para garantir uma viagem segura e sólida.
O zoológico de Memphis tem um sistema de gerenciamento e procedimentos operacionais relativamente sólidos, disse o veterinário, observando que o peso corporal e a condição de saúde de Ya Ya estão estáveis agora.
Os tratadores do Zoológico de Memphis registravam o tempo, o tipo e o peso dos alimentos fornecidos a Ya Ya todos os dias, bem como a situação de seus excrementos, enquanto os veterinários realizavam exames de saúde em Ya Ya a tempo. Esses dados são fornecidos ao lado chinês regularmente, de acordo com o veterinário.
“Para melhor tratar Ya Ya depois que ela retornar à China, também aprendemos alguns gestos e comandos para treinamento comportamental de tratadores dos EUA em Memphis”, disse o tratador do Zoológico de Beijing enviado a Memphis.
O veterinário disse que a equipe chinesa aprendeu sobre como Ya Ya é alimentada e cuidada em Memphis e teve algumas interações com ela.
A panda recentemente tem se alimentado de biscoitos da China para que seu sistema digestivo possa se adaptar o mais rápido possível. O treinamento também foi realizado para ajudá-la a se acostumar com a caixa de transporte para o voo transoceânico.
O Zoológico de Memphis tem alimentado Ya Ya com diferentes tipos de bambu, e o quanto ela come varia sazonalmente, disse a curadora associada Lauren Caskey no Zoológico de Memphis, acrescentando que canas-de-açúcar, uvas e biscoitos também são fornecidos.
Cuidados especiais são necessários para uma panda envelhecida, e a equipe do zoológico toma notas detalhadas sobre a dieta de Ya Ya e olha cuidadosamente para sua boca, costas e mãos diariamente, disse Caskey.
Aos olhos dela, Ya Ya é engraçada e gosta de estar perto das pessoas. “Quando Ya Ya vê você, ela sempre vem para dizer oi e você realmente vê um sorriso em seu rosto.”
“Tivemos uma oportunidade maravilhosa de ter nossos colegas da China aqui, e temos ajudado a dar-lhes todas as informações sobre a nossa maravilhosa Ya Ya”, disse Caskey.
“Ya Ya é tão inteligente e adaptável, e eu sei que ela vai se dar muito bem quando voltar para a China”, disse ela.