Nova Déli – Mais de 50 jovens indianos participaram na quinta-feira de um diálogo com taikonautas chineses a bordo da estação espacial chinesa Tiangong em órbita.
O evento “Dialógo Tiangong-Alunos da OCS conversam com taikonautas de Shenzhou-15 (nave espacial)” foi organizado pelo Comitê de Boa Vizinhança, Amizade e Cooperação da Organização de Cooperação de Shanghai (OCS) da China, Agência Espacial Tripulada da China e Secretariado da OCS.
Professores e alunos dos países membros da OCS foram convidados a participar da interação por meio do modo virtual.
Durante o diálogo, taikonautas chineses da estação espacial de Tiangong responderam a perguntas dos participantes, inclusive do representante da juventude indiana.
Os jovens indianos foram recebidos no diálogo por Ma Jia, encarregado de negócios ad interim da Embaixada da China na Índia. Ela apresentou as realizações da indústria espacial da China, observando que a Índia fez grandes progressos no campo espacial.
“A Índia é o sexto país do mundo a lançar um satélite em órbita geossíncrona por conta própria, o primeiro na Ásia e o quarto no mundo a explorar Marte com sucesso. Ela chocou o mundo com o lançamento recorde de 104 satélites em um foguete”, disse ela.
Ela acrescentou que tanto a China quanto a Índia estão comprometidas com o desenvolvimento e rejuvenescimento nacional.
Ela disse que como membros da OCS, BRICS e outros mecanismos multilaterais, os dois países têm grande potencial de intercâmbio e cooperação em vários campos, incluindo ciência espacial, e que os jovens dos dois países vizinhos podem promover o intercâmbio entre civilizações para um brilhante futuro para todos.
O dia do diálogo coincidiu com o Dia da Língua Chinesa das Nações Unidas, e os jovens indianos exibiram caligrafia chinesa e cantaram canções em chinês e hindi para marcar o dia.
Ma observou que o tema do Dia da Língua Chinesa deste ano – facilitando diálogo entre civilizações – está em consonância com o Diálogo Tiangong.