Beijing – Uma autoridade chinesa enfatizou nesta segunda-feira a urgência de garantir a segurança dos reservatórios em todo o país durante a atual temporada de inundações.
Ao mesmo tempo em que intensificam as medidas de previsão, alerta e contingência, os departamentos relativos em todo o país devem realizar exames e manutenção regulares dos reservatórios, disse o ministro dos Recursos Hídricos, Li Guoying, durante uma videoconferência.
Esses departamentos devem acelerar a construção de sistemas para monitoramento de chuvas e inundações com a ajuda de satélites meteorológicos, radares de precipitação e estações hidrológicas, acrescentou Li, enfatizando também o desenvolvimento de tecnologias digitais para conservação de água.
Esforços também devem ser feitos para reforçar os reservatórios, limitar o uso dos em perigo e remover todas as estruturas ilícitas ao seu redor, acrescentou Li.
A China tem atualmente mais de 97 mil reservatórios de todos os tipos, a maioria dos quais são de pequeno ou médio porte.
O país antecipou 3 bilhões de yuans (US$ 436,8 milhões) em subsídios a partir de seu orçamento de 2023 para reforçar os pequenos reservatórios.