Beijing – O vice-presidente chinês, Han Zheng, falou sobre a importância de esforços para promover uma abertura de alto padrão, garantir a continuidade e a estabilidade das políticas nacionais e externas e envolver-se profundamente na divisão industrial global do trabalho e cooperação.
Han fez as observações na segunda e quarta-feira durante suas reuniões com líderes de multinacionais que participaram do Fórum de Desenvolvimento da China 2023, realizado em Beijing.
O país se esforçará para criar um ambiente de negócios internacionalizado, baseado na lei e orientado ao mercado para oferecer mais oportunidades comerciais para empresas estrangeiras, acrescentou Han.
As companhias multinacionais fizeram contribuições para o desenvolvimento social e econômico da China e testemunharam e participaram da abertura do país, assinalou Han, enfatizando que a nação continuará a se abrir mais, não importa como o cenário internacional evolua.
Com um ambiente externo complexo e volátil, é crucial para as comunidades empresariais chinesa e estrangeira fortalecer a cooperação, apontou.
Entre janeiro e fevereiro de 2023, o investimento estrangeiro direto na parte continental da China, em uso real, atingiu quase US$ 40 bilhões. Os sólidos fundamentos econômicos para o crescimento de longo prazo permanecem inalterados, disse o vice-presidente.
“Estamos otimistas em atingir a meta de crescimento de 5% para o ano”, garantiu Han.
Ele expressou a esperança de que as empresas estrangeiras continuem confiantes no investimento e na cooperação com a China, criem raízes no mercado chinês e compartilhem as oportunidades trazidas pelo novo desenvolvimento do país.
Os líderes das multinacionais disseram que o desenvolvimento econômico da China tem sido o estabilizador mais importante para a economia mundial nos últimos anos, e muitas multinacionais se beneficiaram da reforma e abertura do país.
Eles expressaram gratidão pelos esforços do governo chinês na promoção de reformas institucionais, otimização do ambiente de negócios e proteção dos direitos e interesses de investidores estrangeiros e também disseram que estão otimistas sobre o potencial de crescimento da China e que aumentarão o investimento na nação para um desenvolvimento de benefício mútuo.