Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Começa construção de mega projeto químico China-Arábia Saudita

Shenyang – A construção de um grande projeto químico, que é uma iniciativa de investimento conjunto da China e da Arábia Saudita, começou na quarta-feira na cidade de Panjin, na Província de Liaoning, no nordeste da China.

O investimento total do projeto é de 83,7 bilhões de yuans (US$12,2 bilhões), dos quais a Saudi Aramco detém uma participação de 30%, enquanto a North Huajin Chemical Industries Group Corporation e a Panjin XinCheng Industrial Group detêm 51% e 19%, respectivamente.

Após sua entrada em operação, espera-se que o projeto se torne uma base da indústria petroquímica e química fina de classe mundial.

A joint venture Huajin Aramco Petrochemical Company (HAPCO) será concluída em 2025 e deverá ter uma capacidade anual de refino de petróleo de 15 milhões de toneladas, e uma capacidade de produção anual de 1,65 milhão de toneladas de etileno e 2 milhões de toneladas de P-xileno (PX).

De acordo com Yan Zhe, vice-gerente geral do Norinco Group, a controladora da North Huajin Chemical Industries Group Corporation, o projeto gerará uma renda anual de mais de 100 bilhões de yuans, com um lucro total de mais de 10 bilhões de yuans e receita tributária de mais de 20 bilhões de yuan, após a conclusão.

“Este complexo é uma pedra angular importante de nossos esforços para apoiar um setor downstream integrado de classe mundial aqui na China”, disse Mohammed AI-Qahtani, vice-presidente executivo da Saudi Aramco, na cerimônia de lançamento de construção.

A cidade de Panjin construiu um canal de águas profundas de 100 mil toneladas, um cais de petróleo bruto de 300 mil toneladas e uma estação de tratamento de esgoto com uma capacidade de 60 mil toneladas por dia para apoiar o projeto.

Oito cais especiais e linhas ferroviárias dedicadas foram reservadas para o projeto. 

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo