Beijing – A Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, sigla em inglês) revelou logotipos de três missões do programa espacial tripulado da China este ano, a saber, os lançamentos da nave de carga Tianzhou-6 e as naves espaciais tripuladas Shenzhou-16 e Shenzhou-17.
De acordo com a CMSA, desde o lançamento da demanda de logotipo em 15 de fevereiro deste ano, ela recebeu mais de 1.500 propostas de mais de 500 organizações e indivíduos em toda a China.
Após a seleção preliminar, votação online e validação final, três logotipos, que foram projetados pelo Centro de Cultura e Arte Xiaoao Tiangong (Beijing), Instituto de Informação de Ciência e Tecnologia Espacial de Beijing e um estudante de pós-graduação do Instituto de Belas Artes de Sichuan, respectivamente, foram oficialmente lançados.
Os logotipos selecionados foram bem projetados e imbuídos com os melhores desejos para a estação espacial da China. O logotipo da missão Shenzhou-16 inclusive incorpora o “Kun”, um animal sagrado da mitologia chinesa, que voa extremamente alto, ao longe e regularmente.
Foi a primeira solicitação de logotipo aberto do programa espacial tripulado da China, disse a CMSA.
Espera-se que a nave de carga Tianzhou-6 seja lançada em maio deste ano. As espaçonaves Shenzhou-16 e Shenzhou-17 serão lançadas em maio e outubro, respectivamente, e atracarão com a estação espacial para formar uma combinação de três módulos e três naves espaciais, de acordo com um anúncio anterior feito pela CMSA.