Beijing – Astrônomos chineses fizeram novas descobertas a respeito de suas pesquisas sobre a atividade de dois cometas primeiro descobertos pelo país, de acordo com o Observatório da Montanha Roxa (PMO, sigla em inglês) da Academia Chinesa de Ciências.
Os cometas, codificados 62P/Tsuchinshan 1 e 60P/Tsuchinshan 2, foram avistados pelo observatório em janeiro de 1965 e confirmados como novos cometas de curto período depois de serem reportados ao Centro de Planetas Menores da União Astronômica Internacional.
Uma equipe de pesquisa do PMO observou 60P/Tsuchinshan 2 de novembro de 2018 a março de 2019 através de um telescópio de alta precisão e encontrou uma estrutura espiral em seu coma interno, de acordo com o artigo de estudo publicado no The Astrophysical Journal.
Como cometa da família Júpiter, apresentava grande atividade em comparação com outros cometas deste tipo em distâncias heliocêntricas semelhantes, e sua atividade máxima surgiu cerca de 10 dias após o periélio, disse o jornal.
A equipe obteve os principais parâmetros de atividade dos dois cometas coletando 850 observações para 60P/Tsuchinshan 2 e 471 observações para 62P/Tsuchinshan 1 durante um período de mais de 20 anos. Eles descobriram que a atividade dos dois cometas aumentou à medida que suas distâncias de periélio diminuíam devido à perturbação da gravidade de Júpiter, de acordo com outro artigo publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.