Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Presidente do Brasil transfere agência de inteligência de comando militar para civil

Rio de Janeiro – O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, transferiu a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para a Casa Civil da Presidência, pasta comandada pelo ministro Rui Costa, segundo decreto publicado pelo Diário Oficial da União nesta quinta-feira.

Criada em 1999, a Abin é o órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência cujo objetivo é fornecer informações estratégicas e confiáveis ao Executivo Federal sobre assuntos de interesse nacional.

A transferência para a Casa Civil retira a Abin do GSI, órgão que é dirigido por um militar, o general de reserva Marco Edson Gonçalves Dias, que tinha sido responsável pela segurança do presidente Lula durante seus primeiros mandatos (2003-2010).

A mudança da Abin já era discutida desde o período de transição de governo e ganhou mais força após os episódios de 8 de janeiro, quando extremistas simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e causaram sérios danos materiais ao Palácio do Planalto, e aos prédios do Congresso nacional e do Supremo Tribunal Federal em Brasília.

Trocas de mensagens publicadas pela imprensa mostraram que o GSI tinha sido alertado pela Abin sobre a possibilidade de uma invasão às sedes dos Três Poderes, mas o risco foi relativizado e não houve uma atuação efetiva para proteger o Palácio do Planalto. 

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo