Beijing – Pesquisadores chineses descobriram duas novas espécies de plantas na Província de Hubei, no centro da China, de acordo com um artigo publicado na revista Phytokey.
Uma das novas espécies, Deutzia setchuenensis var. macrocarpa Q.L.Gan, Z.Y.Li & S.Z.Xu, foi encontrada na Reserva Natural de Baguashan, no distrito de Zhuxi.
Esta planta normalmente atinge uma altura de 1 a 1,6 metro e muitas vezes cresce na forma de arbustos aglomerantes. Suas flores brancas e exuberantes o tornam altamente valorizado para fins ornamentais, enquanto seus caules, folhas e raízes possuem certas propriedades medicinais.
Outra nova espécie, Veronica hongii, foi encontrada ao longo do rio Huiwan, no distrito de Zhuxi. É uma erva curta e suas plantas são frequentemente agrupadas, com caules rastejantes, raízes adventícias e flores cor-de-rosa.
Os pesquisadores observaram que as plantas Veronica hongii estão criticamente ameaçadas devido à sua propensão a crescer perto dos rios. Isso as coloca em risco de serem afetadas por inundações e pastagens, o que pode afetar significativamente sua sobrevivência.