Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Realizado seminário sobre criação de uma Chinatown na cidade de São Paulo

Aconteceu na última sexta feira, na Câmara Municipal de São Paulo, um seminário para discussão sobre a criação de uma Chinatown na capital paulista.

   O grupo debateu sobre necessidades e estratégias para a criação e valorização da região escolhida.

   Ricardo Cury – Associação Comercial de São Paulo

   “Com relação às artes, também ter um polo de artes que possa abraçar a música, dança, pintura, literatura, cerâmica, murais, esculturas, bordados, arte em papel, jardinagem e etc.”

   O seminário contou com a participação de representantes da comunidade chinesa, especialistas em cidades, além de membros de associações comerciais.

   Todos buscavam agregar suas experiências, para que o resultado seja compatível com a grande importância da relação sino-brasileira.

   Integrantes da comunidade chinesa de São Paulo participaram da reunião e enalteceram a importância da cidade como polo de imigração e concentração de chineses no Brasil.

   André Ye – Associação Chinesa do Brasil

   “É importante registrar também, que o mundo tem vários modelos de Chinatown, como nos Estados Unidos, Europa, África e Austrália. E por esse histórico sabemos que muitos desses projetos nasceram dos desafios das comunidades chinesas nesses locais, o que envolveu muitas lutas e conquistas de todos os chineses e suas associações locais na criação de espaços coletivos.”

   Autora do projeto de lei, a vereadora Edir Sales, ressaltou que a criação da Chinatown paulistana busca criar um polo comercial, cultural e de convivência, para que turistas de todos os cantos saibam onde encontrar produtos, apreciar a culinária ou fazer negócios com representantes diretos da comunidade chinesa.

   Edir Sales – Vereadora

   “É fundamental, a Chinatown vai trazer muito mais união, porque nós temos uma comunidade chinesa muito grande aqui em São Paulo. Inclusive nós criamos o Dia do Imigrante Chinês aqui na câmara, que é uma data que a gente comemora todo ano.

    Então acho muito importante esse projeto de lei criando a Chinatown aqui em São Paulo, a exemplo de Londres, Nova York e outros países mais para a gente poder estreitar mais o conhecimento, a sabedoria dos chineses com os paulistanos. Na música, culinária, na arte, em todas as áreas. Eu acho que vai ser muito importante a gente ter a Chinatown aqui em São Paulo.”

Sair da versão mobile