Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China e Indonésia prometem salvaguardar paz e estabilidade regionais

Gabinete de Imprensa Presidencial/Divulgação via Xinhua

 Jacarta – O presidente indonésio, Joko Widodo, se reuniu nesta quarta-feira com o ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, e ambos os lados prometeram manter conjuntamente a paz e a estabilidade regionais.

   Widodo, durante a reunião, desejou um resultado bem-sucedido das iminentes sessões da Assembleia Popular Nacional (APN) e do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC) da China.

   Ele espera que ambos os lados intensifiquem a implementação do consenso alcançado na reunião de Bali entre os dois chefes de Estado e se preparem devidamente para a próxima fase de intercâmbios de alto nível.

   O presidente indonésio disse que a Indonésia e a China têm visto uma cooperação prática frutífera nos últimos anos, com o comércio e o investimento bilateral crescendo rapidamente e a China se tornando a segunda maior fonte de investimento estrangeiro na Indonésia.

   Ele afirmou que os dois lados devem acelerar projetos-chave, incluindo a Ferrovia de Alta Velocidade Jacarta-Bandung, o Parque Industrial de Kalimantan do Norte e a construção da nova capital, e expandir a cooperação em cadeias industriais e novas energias.

   Widodo manifestou que a Ásia é o centro do crescimento econômico global e não deve ser uma arena de luta pelo poder.

   A Indonésia está disposta a trabalhar com a China para manter a paz e a estabilidade regionais e facilitar a recuperação econômica após a pandemia de COVID-19, ressaltou Widodo.

   Ele disse que a Indonésia aprecia o apoio da China à centralidade da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) e abordará a questão de Mianmar de acordo com o consenso de cinco pontos.

   Por sua parte, Qin disse que o lado chinês está disposto a trabalhar com o lado indonésio sob a orientação do importante consenso alcançado entre os dois líderes, aderir à orientação de alto nível, ao alinhamento estratégico e à colaboração entre grandes países e procurar o desenvolvimento conjunto na busca da modernização.

   Os dois lados devem fazer todos os esforços para garantir que a Ferrovia de Alta Velocidade Jacarta-Bandung seja concluída e aberta ao tráfego conforme programado, e criar mais projetos emblemáticos da Iniciativa do Cinturão e Rota, disse o ministro das Relações Exteriores chinês.

   Qin expressou que a China está disposta a importar mais commodities a granel e produtos agrícolas e pesqueiros de qualidade da Indonésia e incentivar empresas chinesas excelentes a participarem dos principais projetos de infraestrutura da Indonésia.

   Mudanças nunca vistas em um século afetaram seriamente a região da Ásia-Pacífico. Situações de grande complexidade exigem uma unidade e cooperação mais fortes entre a China e a ASEAN para salvaguardar a paz, a estabilidade, o desenvolvimento e a prosperidade regionais, observou ele.

   O lado chinês apoia plenamente a Indonésia para desempenhar seu papel como presidente rotativo da ASEAN para liderar e impulsionar a construção da Comunidade da ASEAN com um futuro compartilhado, bem como a cooperação do Leste Asiático, para colher maiores frutos, disse Qin, acrescentando que o lado chinês continuará apoiando a centralidade da ASEAN e solução da questão de Mianmar “da maneira da ASEAN”.

   Durante sua visita, Qin e sua homóloga indonésia Retno Marsudi presidiram conjuntamente a quarta reunião da Comissão Conjunta de Cooperação Bilateral entre os dois países.

   Ele também se reuniu com o Coordenador de Cooperação da Indonésia com a China e Ministro Coordenador de Assuntos Marítimos e Investimentos, Luhut Binsar Pandjaitan, e o secretário-geral da ASEAN, Kao Kim Hourn, separadamente.

Sair da versão mobile