Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Maior deserto da China pode ter se formado há 300 mil anos, dizem pesquisadores

Urumqi – O Deserto de Taklimakan, o maior da China, na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste do país, pode ter se formado há 300 mil anos, de acordo com revelações científicas recentes.

As descobertas foram feitas por pesquisadores chineses durante a terceira investigação científica em andamento do país em Xinjiang, que rendeu grandes conquistas, destacou Zhang Yuanming, chefe do Instituto de Ecologia e Geografia de Xinjiang da Academia Chinesa de Ciências, em uma coletiva de imprensas nesta terça-feira.

A equipe de cientistas identificou as montanhas Tianshan e suas áreas periféricas como a primeira fonte mundial de organismos vivos de água fria, com base na descoberta de uma nova espécie de gammaridea endêmica de uma bacia hidrográfica da região.

A pesquisa científica também levou à descoberta de 39 insetos parasitas naturais que foram registrados pela primeira vez na China e duas novas espécies de musgo, revelou Zhang.

Vinte e seis novos locais de monitoramento automático de ecossistemas foram construídos em terras não ocupadas em Xinjiang durante esta investigação por meio da integração de drones, satélites e tecnologia da Internet das Coisas, acrescentou.

A terceira investigação científica em Xinjiang foi lançada em dezembro de 2021.

Sair da versão mobile