Moscou – A economia russa resistiu às sanções ocidentais e teve um desempenho “muito mais forte do que o Ocidente acreditava”, disse o presidente russo Vladimir Putin nesta terça-feira.
“Garantimos a estabilidade da situação econômica, protegemos os cidadãos, salvamos empregos, evitamos a escassez do mercado, incluindo bens essenciais, e apoiamos o sistema financeiro e os empresários”, disse Putin em seu discurso anual na Assembleia Federal.
Os últimos dados mostraram que o PIB da Rússia caiu 2,1% em 2022, superando uma recessão econômica de 20% a 25% prevista por analistas ocidentais no início do ano passado, observou ele.
A participação do rublo nas liquidações internacionais da Rússia dobrou em comparação com dezembro de 2021. Putin disse que Moscou continuará trabalhando com parceiros para formar um sistema de pagamento global estável e seguro, independente do dólar americano e de outras moedas ocidentais.
“Os iniciadores das sanções estão punindo eles mesmos. Eles estimularam a inflação nos seus próprios países, a perda em emprego, o encerramento de empresas e uma crise energética. Mas eles estão dizendo a seus cidadãos que os russos são os culpados por tudo”, disse ele.