Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China solicita logotipos para missões espaciais tripuladas em 2023

Beijing – Agência Espacial Tripulada da China (CMSA) começou nesta quarta-feira a solicitar logotipos para as próximas missões espaciais tripuladas do país, a primeira solicitação aberta para tais programas.

O evento visa solicitar emblemas para três das missões espaciais tripuladas da China este ano, incluindo lançamentos da nave de carga Tianzhou-6 e as naves espaciais tripuladas Shenzhou-16 e Shenzhou-17, segundo um comunicado sobre o evento emitido pela CMSA.

Desde a missão espacial tripulada Shenzhou-5 em 2003, um único logotipo foi projetado para cada missão tripulada do país. Os 12 logotipos de missão projetados durante a fase de construção da estação espacial chinesa, em particular, refletem as notáveis conquistas da China na exploração espacial.

A solicitação desta vez é aberta para o público e durará até 6 de março. É destinada àqueles que estão entusiasmados com o programa espacial tripulado da China, diz o comunicado.

Com sua construção concluída, a estação espacial da China entrou na fase de aplicação e desenvolvimento. Duas espaçonaves e uma ou duas naves de carga serão lançadas como programado a cada ano, informou a CMSA.

A nave de carga Tianzhou-6 deve ser lançada em maio deste ano, de acordo com o plano da missão. Ela entregará suprimentos, incluindo de necessidades diárias e consumíveis para astronautas, peças de reposição de manutenção e propulsores, antes de retornar com lixo em órbita.

As espaçonaves Shenzhou-16 e Shenzhou-17 serão lançadas como planejado em maio e outubro, respectivamente, e atracarão com a estação espacial para formar uma combinação de três módulos e três naves espaciais. As duas tripulações realizarão atividades extraveiculares e tarefas de saída da cabine cargueira de eclusa de ar, e realizarão experimentos científicos espaciais e testes de tecnologia, aponta o comunicado. 

Sair da versão mobile