Beijing – Cientistas chineses desenvolveram um sensor vestível ultrafino, antimicrobiano e amigável à respiração que pode monitorar os movimentos do corpo humano e até mesmo expressões faciais sutis.
Os pesquisadores da Universidade Tsinghua e da Universidade Politécnica de Xi’an descreveram seu projeto em um estudo publicado recentemente na revista Nano Research.
O sensor é um nanogerador de três camadas com uma estrutura de sanduíche, que pode colher energia mecânica renovável e abundante com alta eficiência, de acordo com o estudo.
A nanofibra no meio serve para converter a energia mecânica em eletricidade, e é banhada por duas membranas de nanofibra em ambos os lados, com uma camada de prata de 110 nanômetros de um lado que serve como camada de eletrodo.
A estrutura ensanduichada tem apenas 91 micrômetros de espessura e tem uma alta permeabilidade ao ar e efeitos antibacterianos significativos, de acordo com o estudo.
O estudo revelou que o projeto demonstra boa sensibilidade ao movimento humano, indicando grande potencial para aplicação em eletrônicos autoalimentados vestíveis flexíveis e monitoramento da saúde corporal.