Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Produção industrial da China mantém crescimento em 2022

Beijing – A produção industrial da China mantém um desenvolvimento em 2022, com os setores de manufatura de alta tecnologia e fabricação de equipamentos apresentando desempenho robusto, mostraram os dados oficiais nesta terça-feira.

A produção industrial de valor agregado, um importante indicador econômico, subiu 3,6% anualmente em 2022, mostraram os dados do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).

O setor industrial do país continuou a servir como a “pedra de lastro” de sua economia, disse Kang Yi, chefe do DNE, em uma coletiva de imprensa.

A taxa de contribuição do setor industrial para o crescimento econômico atingiu 36%, disse Kang.

Ele acrescentou que a produção industrial de valor agregado total da China atingiu 40,2 trilhões de yuans (US$ 6 trilhões), enquanto a produção do setor de manufatura chegou a 33,5 trilhões de yuans, ambos classificados em primeiro lugar globalmente.

A produção da indústria de mineração aumentou 7,3% no ano passado, enquanto a do setor de manufatura aumentou 3%.

Especificamente, os setores de manufatura de alta tecnologia e fabricação de equipamentos apresentaram forte impulso de crescimento, com seus valores de produção saltando 7,4% e 5,6%, respectivamente, ambos superiores ao crescimento geral da produção industrial.

Por propriedade, as empresas controladas pelo Estado tiveram um aumento de 3,3% na produção em 2022, enquanto a produção do setor privado cresceu 2,9%.

Em termos de tipos de produtos, a produção de veículos de nova energia registrou o aumento anual mais notável de 97,5% em 2022.

A produção industrial é utilizada para medir a atividade de grandes empresas, aquelas cujo volume principal de negócios anual é de pelo menos 20 milhões de yuans (US$ 2,88 milhões).

Somente em dezembro, a produção industrial cresceu 1,3% em relação ao ano anterior e 0,06% em relação a novembro, segundo o DNE.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo