Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Ferrovia construída pela China revitalizará a economia sérvia, diz presidente sérvio

Novi Sad, Sérvia – A seção sérvia da ferrovia Belgrado-Budapeste, construída pelos chineses, uma vez concluído, será de imensa importância para a economia e o desenvolvimento local do país, disse o presidente sérvio Aleksandar Vucic neste sábado (14).

Vucic, acompanhado pelo ministro da Construção, Transportes e Infraestruturas da Sérvia, Goran Vesic, e pelo embaixador da China na Sérvia, Chen Bo, visitou a aldeia de Stepanovicevo, onde está em construção o trecho ferroviário ligando Novi Sad a Subotica.

Vucic destacou a importância da ferrovia de alta velocidade para desenvolver indústria, comércio e turismo, além de atrair investidores para o norte da Sérvia.

Vucic disse que a ferrovia “é importante para nós por causa do desenvolvimento da parte norte do nosso país, bem como para o turismo em (as cidades de) Palic, Topola … e o progresso de todos os assentamentos ao longo da rota”.

“A construção da ferrovia Belgrado-Budapeste é significativa não apenas para o desenvolvimento da Sérvia, mas também para a melhoria da conectividade entre esta região e outras partes da Europa e da Ásia”, disse Chen, elogiando o significado mais amplo do projeto.

A ferrovia Belgrado-Budapeste, com cerca de 350 km de extensão, é um dos projetos emblemáticos da Iniciativa do Cinturão e Rota da China nesta parte da Europa, e um fruto do aprofundamento da cooperação entre a China e os Países da Europa Central e Oriental (PECO).

O primeiro trecho da ferrovia na Sérvia, com cerca de 75 km de extensão, entre Belgrado e a segunda maior cidade da Sérvia, Novi Sad, já estava em operação em março de 2022, transportando trens a velocidades de até 200 km por hora. As obras do segundo trecho, com 108,1 km de extensão, entre Novi Sad e Subotica, começaram em novembro de 2021.

Sair da versão mobile