Beijing – A China testemunhou um aumento tanto na quantidade quanto na qualidade das patentes de invenção válidas no ano passado, anunciou nesta segunda-feira o principal órgão regulador da propriedade intelectual do país.
Em 2022, 798 mil patentes de invenções foram autorizadas. No final do mesmo ano, o número total de patentes de invenção válidas da China atingiu 4,21 milhões, das quais 3,28 milhões nas mãos de inventores da parte continental da China, revelou Hu Wenhui, subdiretor da Administração Nacional de Propriedade Intelectual, em uma coletiva de imprensa.
O oficial indicou que a China é o primeiro país do mundo a deter mais de 3 milhões de patentes de invenção válidas.
O mais recente relatório de Indicadores Mundiais de Propriedade Intelectual divulgado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) também mostra que a China ocupa o primeiro lugar no mundo em termos do número de patentes de invenção válidas, acrescentou Hu.
Segundo o funcionário, a China viu mais empresas solicitarem patentes no último ano, demonstrando o crescente dinamismo inovador das empresas chinesas. No final de 2022, 355 mil empresas chinesas tinham patentes de invenção válidas, um aumento de 57 mil em relação ao ano anterior.
A força motriz no crescimento das patentes de invenções válidas da China reside em vários campos da tecnologia digital, como a gestão da tecnologia da informação e a tecnologia da computação. Em 2022, o número de patentes concedidas para invenções nas indústrias-chave da economia digital chinesa foi de 325 mil, um aumento anual de 17,9%.
Cada vez mais micro e pequenas empresas chinesas recebem apoio através do financiamento de penhor de propriedade intelectual, uma atividade na qual as empresas penhoram seus ativos intangíveis, incluindo marcas registradas, patentes e direitos autorais, a fim de obter fundos, observou ele.
Em 2022, o valor do financiamento de penhor de patentes e marcas registradas em todo o país excedeu 400 bilhões de yuans (US$ 59,4 bilhões) pela primeira vez, mantendo uma taxa de crescimento de mais de 40% por três anos consecutivos.
“O penhor de propriedade intelectual ajudou as micro e pequenas empresas a lidarem com o impacto da epidemia e a crescerem estavelmente”, apontou Hu.
Além disso, a China também relatou um rápido crescimento nas patentes e marcas registradas concedidas a estrangeiros em 2022. O número de patentes de invenções estrangeiras válidas na China atingiu 861 mil no final de 2022, 4,5% acima do ano anterior, enquanto o número de marcas válidas registradas por partes estrangeiras na China atingiu 2,03 milhões, crescimento anual de 5,9%.
“Os números mostram que a proteção dos direitos de propriedade intelectual criou um bom ambiente de negócios para as empresas com investimento estrangeiro na China”, exaltou Zhang Zhicheng, oficial de alto escalão da administração, na coletiva de imprensa.
No ano passado, também foram intensificados os esforços para a proteção dos direitos de propriedade intelectual. A China tratou de 58 mil casos de adjudicação administrativa de disputas por violação de patentes em 2022.