Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China melhora capacidade de serviços de hospitais rurais e comunitários com aproximação da Festa da Primavera

Beijing – A China está aumentando a capacidade de serviços das instituições médicas comunitárias e rurais para enfrentar os desafios de controle da epidemia de COVID-19 trazidos pelo próximo feriado da Festa da Primavera, disse Jiao Yahui, funcionária da Comissão Nacional de Saúde.

De acordo com Jiao, essas instituições médicas estão tomando múltiplas medidas para aumentar sua força de trabalho e estocar medicamentos.

As autoridades de saúde estão ajudando as instituições médicas a se equiparem melhor, disse Jiao, acrescentando que 1,17 milhão de oxímetros de dedo foram distribuídos para clínicas de aldeias em todo o país.

Jiao observou que os hospitais de terceiro grau (os melhores) em áreas urbanas foram instruídos a estabelecer uma conexão de serviço de telemedicina 24 horas por dia com os hospitais distritais. Também foi exigido que estes desloquem profissionais para os hospitais distritais para ajudá-los durante períodos especiais, incluindo o feriado da Festa da Primavera, disse ela.

Os hospitais de terceiro grau estão no topo do sistema de classificação hospitalar de três níveis da China. Eles têm a maioria dos leitos hospitalares e fornecem serviços médicos abrangentes.

Um mecanismo de transferência médica também foi estabelecido para que os pacientes com sintomas graves nas áreas rurais possam ser transferidos para instituições médicas urbanas a tempo, acrescentou.

A temporada de viagens da Festa da Primavera da China começou em 7 de janeiro, depois que o país ajustou sua resposta à COVID-19. A Festa da Primavera, ou o Ano Novo Lunar Chinês, cai em 22 de janeiro neste ano. 

Sair da versão mobile