Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Extensão do incentivo fiscal continua estimulando mercado chinês de veículos de nova energia

Xinhua/Ding Ting

Nanning – Guo Zi entregou as chaves de um carro Wuling Air EV ao seu comprador na quinta-feira, fechando a sua primeira venda de veículo de nova energia em 2023.

   “Eu vendi mais de 380 veículos de nova energia em 2022”, disse Guo, uma eminente representante de vendas de uma concessionária da SAIC-GM-Wuling (SGMW), uma grande montadora de automóveis da China, na cidade de Liuzhou, Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi, no sul da China.

   “A isenção de imposto de compra para veículos de nova energia realmente reduz os custos dos consumidores, o que, além dos altos preços da gasolina, tem sido um fator importante na atração dos clientes para os veículos elétricos”, disse ela, acrescentando que o revendedor presenciou pessoas visitando (a loja) para consultas durante o feriado do Ano Novo.

   A China anunciou em setembro do ano passado que a isenção de imposto de compra para veículos de nova energia seria estendida até o final de 2023. Trata-se da terceira extensão desde a implementação pela primeira vez em 2014, que deixaria de arrecadar cerca de 100 bilhões de yuans (US$ 14,8 bilhões) em impostos.

   Até 10 de novembro, um total de 68,62 bilhões de yuans de impostos foram isentos em 2022, um aumento de 101,2% em relação ao ano anterior, conforme a Administração Geral de Impostos da China.

   Depois que um programa de subsídios do governo para veículos de nova energia terminou em 31 de dezembro de 2022, que foi implementado pela primeira vez em 2010 para estimular a popularidade desses veículos, “É provável que as empresas automobilísticas tenham ajustado os preços dos veículos de nova energia com base em avaliações do mercado, mas a extensão da isenção fiscal continua sendo uma notícia otimista para as vendas de veículos do tipo”, observou Wang Weisen,  gerente-geral adjunto da empresa de vendas da SGMW.

   Impulsionada pelas políticas de incentivo, a China tem registrado uma tendência positiva contínua nas vendas domésticas de veículos de nova energia, observou Wang.

   De janeiro a novembro de 2022, as vendas de veículos de nova energia da SGMW aumentaram 32,5% anualmente, atingindo 519.327 unidades.

   A BYD, a maior montadora de veículos de nova energia da China, informou que suas vendas de carros elétricos saltaram 208,64% em termos anuais, para mais de 1,86 milhão de unidades em 2022.

   Para montadoras iniciantes como a Li Auto e a NIO, 2022 também foi um ano frutífero. A Li Auto entregou 133.246 unidades de carros elétricos no ano passado, um aumento de 47,2% em relação ao nível de 2021. A NIO entregou 122.486 unidades no mesmo período, um crescimento anual de 34%.

   Nos primeiros 11 meses de 2022, as vendas de veículos de nova energia do país excederam 6,06 milhões de unidades, com a participação de mercado atingindo 25%, de acordo com a Associação Chinesa de Fabricantes de Veículos Automotores (CAAM, em inglês).

   Uma série de políticas implementadas pelas autoridades para estimular o consumo evidentemente ajudou a reviver o crescimento do mercado automobilístico, disse Chen Shihua, vice-secretário-geral da CAAM.

   Um forte impulso de crescimento tem sido sustentado na produção e vendas de veículos de nova energia, afirmou Chen. “A julgar pelo volume de vendas de veículos de nova energia, a isenção de imposto de compra foi reconhecida pelo mercado.”

   A CAAM previu que as vendas de veículos de nova energia na China em 2023 cresçam 35% ano a ano para 9 milhões de unidades, ante uma estimativa de 6,7 milhões de unidades para 2022.

   O programa de subsídios para veículos de nova energia fez contribuições significativas para o rápido desenvolvimento da indústria chinesa de veículos de passageiros, manifestou Cui Dongshu, secretário-geral da Associação de Carros de Passageiros da China.

   Apesar do fim dos subsídios, o setor de veículos de nova energia do país continuará a se desenvolver em um ambiente favorável, acrescentou.

   “A extensão da isenção de imposto de compra continuará a impulsionar o crescimento das vendas de veículos de nova energia. No futuro, o setor manterá um alto crescimento”, indicou Cui.

Sair da versão mobile