Beijing – Um detector de partículas foi instalado na plataforma extraveicular da estação espacial chinesa para obter dados-chave para a segurança da estação espacial, atividades extraveiculares dos astronautas, experimentos biológicos e o estudo do material espacial.
O detector de partículas de energia no laboratório Wentian foi transportado através da cabina pressurizada de carga, com auxílio de um braço robótico.
O detector usou, pela primeira vez no mundo, um novo material chamado CLYC que pode alcançar a detecção de nêutrons de alta eficiência.
O dispositivo recém-montado pode monitorar a energia e as orientações de prótons e elétrons de alta energia, íons pesados e nêutrons na órbita da estação espacial, de acordo com o Centro Nacional de Ciências Espaciais da Academia Chinesa de Ciências.
A China lançou, em 24 de julho de 2022, o módulo de laboratório Wentian, o primeiro laboratório da estação espacial, que consiste em uma cabine de trabalho, uma pressurizada e uma de recursos.
A cabine pressurizada está equipada com uma porta maior, o que torna mais conveniente para os astronautas entrarem e saírem da espaçonave, bem como passagem de ferramentas e equipamentos de manutenção.